sábado, março 01, 2008

Parte 2: "Ídolos", "Novos Ídolos", "Ídolo Brasil" - o que esperar?

Pra finalizar, quais os novos rumos que o público pode esperar? Quais os prós e os contras? Vamos lá!

8 - O programa da Record, seja lá que nome tenha, deve contar com os grandes investimentos que a emissora tem feito em toda sua grade de programação. Esta foi a maior deficiência que o SBT apresentou durante todo o tempo em que teve "Ídolos" nas mãos. Como as novelas da emissora de Edir Macedo vêm obtendo bons índices de audiência, o programa pode "herdar" público, trazendo maior visibilidade aos cantores. Os problemas podem ser: a falta de carisma do apresentador selecionado, o dublê de cantor Rodrigo Faro, e o fato de o público gostar e estar acostumado com os jurados do antigo 'Ídolos' (as comunidades de alguns deles no Orkut chegam a 12 mil membros).

9 - O programa do SBT conta com um curioso aliado: a ira de Silvio Santos. É público que o empresário não gosta de ser passado pra trás e, apesar de seus repetidos tropeços, qualquer surpresa pode ser esperada. Inclusive investimentos. Outro ponto a favor é o fato de as gravações da nova atração do SBT já terem começado. Tudo contribui para que o programa da Record acabe com o rótulo de "cópia" (sem, efetivamente, ser. É um formato adquirido e muito bem pago). Os pontos negativos são o desgaste da imagem do SBT por não ter revelado nenhum ídolo ainda e a falta de organização. Candidatos que foram às audições para o novo programa feitas ontem em SP encheram o orkut de desaforos e mensagens reclamando da falta de estrutura da produção do SBT. Vale ressaltar que as gravações começaram para valer e o material deve ir ao ar em breve.

10 - Por fim, ainda deve ser levada em conta a possibilidade de uma pendenga judicial simplesmente tirar do ar ambos os programas. Nos bastidores das duas emissoras envolvidas, as ameaças de processos e liminares estão no ar. Os bons de memória vão se lembrar da guerra Globo X SBT que aconteceu na época da primeira edição da "Casa dos Artistas"...
O SBT convocou uma coletiva de imprensa para este sábado, quando será revelado o formato (adquirido ou não) e a provável data de estréia de sua atração. Espera-se que seja anunciada ainda a parceria com a gravadora Universal Music. Estamos de olho e traremos novas notícias ainda hoje. Até já!

"Ídolos", "Novos Ídolos", "Ídolo Brasil" - a novela

Muito tem sido dito a respeito da pendenga envolvendo o destino do programa "Ídolos", que o SBT exibiu nos últimos dois anos e que este blog acompanhou de perto. Vamos pontuar os principais fatores que envolvem a situação e "clarear" as idéias de quem nos lê.


1 - 'Ídolos' é a versão brasileira de um formato da Produtora Fremantle Media chamado "Idols". A versão de maior sucesso é a americana, o "American Idol", que passa facilmente a marca de 30 milhões de telespectadores somente nos Estados Unidos. Os vencedores da atração chegam a receber mais votos do que presidentes de muitos países. O programa é exibido em vários outros países, inclusive no Brasil pelo Sony (canal 49 Sky/Net). Assim como no Brasil, nem todos vencedores da edição americana obtiveram sucesso, fato compensado pelo fato de candidatos que sequer chegaram à final venderem milhões de cópias. O mercado fonográfico não tem uma receita pronta.


2 - É fato que 'Ídolos' não conseguiu lançar um verdadeiro ídolo. Leandro Lopes, vencedor da primeira edição, migrou para a gravadora Universal, acaba de se juntar à banda de axé Rapazolla e vem recebendo fortes investimentos em marketing. O caso de Thaeme, que venceu a segunda temporada, é ainda mais crítico: a cantora ainda não emplacou um forte hit nas rádios do eixo Rio-São Paulo e as vendas dos primeiros CDs estacionaram na faixa de 12 mil cópias. Fontes do blog dizem que a Universal Music também já demonstrou interesse pela cantora.

3 - Vários fatores envolvem esta questão: a falta de empenho e divulgação da gravadora Sony/BMG, mercado fonográfico recessivo, falta de programas musicais na TV, decadência das rádios, pirataria... Vale ressaltar a falta de investimentos do SBT: a emissora da Anhanguera nem estimulava a interatividade com ligações acessíveis ao grande público e nem produziu um show completo que fizesse o cantor subir num palco de verdade (um dos grandes destaque do American Idol é justamente trazer um show novo a cada semana).

4 - Tudo indica que a Record terá os direitos do formato no Brasil e promete anunciar a parceria daqui a exatos 10 dias. Resta saber se a emissora da Barra Funda investirá tanto quanto a americana Fox investe nos Estados Unidos. Para se ter uma noção, somente o salário do jurado Simon Cowel chega a 45 milhões de dólares anuais. O investimento traz retorno: o preço por um espaço de 30 segundos no intervalo da final de American Idol passa de US$ 1 milhão. Estima-se que Coca-cola e Ford desembolsem cerca de 50 milhões de dólares para conectar suas marcas ao show-fenômeno. O SBT faturou no ano passado cerca de R$ 40 milhões com "Ídolos". Com cifras tão expressivas, é natural que o programa cause uma disputa entre as emissoras.
5 - Pouca gente sabe mas, seja no SBT ou na Record, a gravadora NUNCA será outra senão a Sony/BMG. O formato 'Idols' é vendido para as emissoras mundo a fora em um pacote fechado que inclui a parceria da Fremantle com a gravadora. Como exposto no ítem anterior, o forte da Sony/BMG no Brasil não parece ser o investimento em seus artistas...

6 - O SBT tem exibido com frequência chamadas para um programa usando o termo "Novos Ídolos" e exibindo imagens de apresentadores e jurados das antigas versões de 'Ídolos'. Não se trata de uma terceira temporada. Silvio Santos, numa de suas jogadas duvidosas e remetendo ao que fez uma vez com "Casa dos Artistas", simplesmente optou por seguir o formato de um outro programa criado pela mesma Fremantle e que obtem relativo sucesso em países como Inglaterra, Colômbia e Espanha: o 'X-Factor'. Deve ser anunciada uma nova parceria com a gravadora Universal, que lançou relativos sucessos saídos de programas de TV como Rouge e Broz (saídos do Popstars, do SBT) e Nathália Siqueira (vencedora do Country Star, da Band).

7 - 'X Factor' é um formato similar ao 'Idols'. Na Inglaterra, o programa conta com o mesmo Simon Cowel de American Idol na bancada de jurados. A diferença é a possibilidade de apresentações em grupo e duplas. A estrutura do programa é menor, não conta com a chamada "fase do teatro" e não se preocupa tanto em percorrer o país atrás de um ídolo. No Youtube, há vários vídeos do programa. Eis uma apresentação da última vencedora, Leona Lewis: http://www.youtube.com/watch?v=lxQlvimRXos . A questão é: será que o SBT faria um programa bonito assim?