sábado, março 01, 2008

"Ídolos", "Novos Ídolos", "Ídolo Brasil" - a novela

Muito tem sido dito a respeito da pendenga envolvendo o destino do programa "Ídolos", que o SBT exibiu nos últimos dois anos e que este blog acompanhou de perto. Vamos pontuar os principais fatores que envolvem a situação e "clarear" as idéias de quem nos lê.


1 - 'Ídolos' é a versão brasileira de um formato da Produtora Fremantle Media chamado "Idols". A versão de maior sucesso é a americana, o "American Idol", que passa facilmente a marca de 30 milhões de telespectadores somente nos Estados Unidos. Os vencedores da atração chegam a receber mais votos do que presidentes de muitos países. O programa é exibido em vários outros países, inclusive no Brasil pelo Sony (canal 49 Sky/Net). Assim como no Brasil, nem todos vencedores da edição americana obtiveram sucesso, fato compensado pelo fato de candidatos que sequer chegaram à final venderem milhões de cópias. O mercado fonográfico não tem uma receita pronta.


2 - É fato que 'Ídolos' não conseguiu lançar um verdadeiro ídolo. Leandro Lopes, vencedor da primeira edição, migrou para a gravadora Universal, acaba de se juntar à banda de axé Rapazolla e vem recebendo fortes investimentos em marketing. O caso de Thaeme, que venceu a segunda temporada, é ainda mais crítico: a cantora ainda não emplacou um forte hit nas rádios do eixo Rio-São Paulo e as vendas dos primeiros CDs estacionaram na faixa de 12 mil cópias. Fontes do blog dizem que a Universal Music também já demonstrou interesse pela cantora.

3 - Vários fatores envolvem esta questão: a falta de empenho e divulgação da gravadora Sony/BMG, mercado fonográfico recessivo, falta de programas musicais na TV, decadência das rádios, pirataria... Vale ressaltar a falta de investimentos do SBT: a emissora da Anhanguera nem estimulava a interatividade com ligações acessíveis ao grande público e nem produziu um show completo que fizesse o cantor subir num palco de verdade (um dos grandes destaque do American Idol é justamente trazer um show novo a cada semana).

4 - Tudo indica que a Record terá os direitos do formato no Brasil e promete anunciar a parceria daqui a exatos 10 dias. Resta saber se a emissora da Barra Funda investirá tanto quanto a americana Fox investe nos Estados Unidos. Para se ter uma noção, somente o salário do jurado Simon Cowel chega a 45 milhões de dólares anuais. O investimento traz retorno: o preço por um espaço de 30 segundos no intervalo da final de American Idol passa de US$ 1 milhão. Estima-se que Coca-cola e Ford desembolsem cerca de 50 milhões de dólares para conectar suas marcas ao show-fenômeno. O SBT faturou no ano passado cerca de R$ 40 milhões com "Ídolos". Com cifras tão expressivas, é natural que o programa cause uma disputa entre as emissoras.
5 - Pouca gente sabe mas, seja no SBT ou na Record, a gravadora NUNCA será outra senão a Sony/BMG. O formato 'Idols' é vendido para as emissoras mundo a fora em um pacote fechado que inclui a parceria da Fremantle com a gravadora. Como exposto no ítem anterior, o forte da Sony/BMG no Brasil não parece ser o investimento em seus artistas...

6 - O SBT tem exibido com frequência chamadas para um programa usando o termo "Novos Ídolos" e exibindo imagens de apresentadores e jurados das antigas versões de 'Ídolos'. Não se trata de uma terceira temporada. Silvio Santos, numa de suas jogadas duvidosas e remetendo ao que fez uma vez com "Casa dos Artistas", simplesmente optou por seguir o formato de um outro programa criado pela mesma Fremantle e que obtem relativo sucesso em países como Inglaterra, Colômbia e Espanha: o 'X-Factor'. Deve ser anunciada uma nova parceria com a gravadora Universal, que lançou relativos sucessos saídos de programas de TV como Rouge e Broz (saídos do Popstars, do SBT) e Nathália Siqueira (vencedora do Country Star, da Band).

7 - 'X Factor' é um formato similar ao 'Idols'. Na Inglaterra, o programa conta com o mesmo Simon Cowel de American Idol na bancada de jurados. A diferença é a possibilidade de apresentações em grupo e duplas. A estrutura do programa é menor, não conta com a chamada "fase do teatro" e não se preocupa tanto em percorrer o país atrás de um ídolo. No Youtube, há vários vídeos do programa. Eis uma apresentação da última vencedora, Leona Lewis: http://www.youtube.com/watch?v=lxQlvimRXos . A questão é: será que o SBT faria um programa bonito assim?

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