sexta-feira, setembro 26, 2008

Lorena, Bernardo e Pedrinho cantam "Exttravaza" em homenagem a Patrick

E o que seria do Ídolos 2008 sem os participantes, não é? Parece que pelo menos nisso a Record acertou. Todos parecem ser bastante divertidos e, de alguma forma, têm talento ... Os 3 primeiros finalistas fizeram um vídeo homenageando o bizarro mais querido de todas as edições: Patrick.

Veja e escute a música Exttravaza na voz de Lorena, Bernardo e Pedrinho:


Cláudia Leitte que se cuide

quinta-feira, setembro 25, 2008

Ídolos define seus 3 primeiros finalistas

O programa chocho dessa quarta-feira nos revelou o nome dos 3 primeiros finalistas do Ídolos. Sim, apenas revelou os nomes dos finalistas, pois não teve mais nada no programa. Nao tiveram apresentações em grupo, os aprovados não cantaram de novo... não teve NADA de show. Quem ficou só com os spoilers que vazaram na internet não perdeu nada do programa...

Mas continuando, Rafael Bernardo, que fez a melhor apresentação da noite, foi o primeiro a conseguir uma vaga nas finais. Resultado mais que justo. Lorena Chaves não estava no seu melhor dia na terça-feira... escolheu uma música batida e ainda desafinou, mas toda a "pimpação" dos jurados fez com que ela garantisse uma lugar no Top 10 também... Pedrinho Black, com todo o seu excesso de animação e falta de canto, conquistou o público e garantiu a última vaga do grupo 1. Parece que Danni Black ensinou mesmo ao "irmão" como conseguir uma vaguinha nas finais sem precisar cantar, apenas pulando no palco...

No fim do programa, os jurados escolheram dois candidatos para disputarem mais uma vaga pro Top 10, na repescagem. Ou melhor, os jurados não, apenas Calainho e Marco, pois Paula não teve importância nenhuma nessa escolha. Inclusive, a pergunta da noite foi: "por que não escolher três candidatos para a repescagem?" Assim, Paula pelo menos teria um pouco mais de voz no júri. Enfim, Calainho escolheu Geisi, pela emoção que ela passou em sua apresentação, ok, e Marco escolheu Sarah por que... humm... pelas rosnadas? Pelo perfil de ídolo que ela não tem? Pra ela errar o figurino de novo e eles terem alguém pra criticar na repescagem? Isso ainda é um mistério.

É curioso salientar que os candidatos mais populares do grupo na internet, Maiquell e Thais Barja, deram adeus a competição. Essa última, inclusive, a mais interessante das candidatas de todo o top 30.

Agora é aguardar o grupo de semana que vem. Candidatos populares e destacados, como Rafael Barreto, Kcris, Mariana, Leila, Larissa, Helen e Amandi, disputarão mais três vagas no Top 10. É esperar pra ver...

Barja e Maiquell: sobrou estilo, faltaram votos

Workshop Ídolos 2008: o resultado da descrença

Eu gosto muito do formato Idol, acho American Idol um programa bem executado, bem pensado, bem produzido, bem finalizado. Um exemplo de TV bem feita: de bom gosto mas com apelo popular. Acompanhei as duas primeiras edições de Ídolos no Brasil (SBT). Registrei neste mesmo blog minhas impressões, positivas ou negativas. Tive restrições, também gravadas neste espaço, quanto ao inusitado fato de a Record tirar o formato do canal de Silvio Santos.
Depois de mais de um ano, resolvi me pronunciar. Eu assisti a trechos dos dois primeiros programas de audição e achei a falta de carisma de apresentador e jurados do Ídolos da emissora do bispo Macedo algo decepcionante. Aquela história de Cochise é patética, chama mais atenção para os jurados, gente que até outro dia estava bem próxima do anonimato. Eles têm seu histórico nos bastidores. Mas poderiam calçar aquelas famosas sandálias antes de se ocupar em chamar atenção para eles mesmos. Simon Cowell ensina muito bem como ser egocêntrico com classe e mantendo a graça. Procurem por algum livro dele e leiam todas as noites até o Ídolos 2009, se houver livro hahahahaha. 1 X 0 para minha descrença.
Como eu gosto muito da fase do teatro, ela tem peso 2 para mim. Considero o fator "conflito" importantíssimo em um reality show (e é no teatro que o conflito pulsa em Ídolos). Acompanhei os episódios de semana passada e gostei. 2 x 1 para a Record. Fez uma segunda fase digna mas sem copiar (e copiar é a especialidade da casa).
Mas os episódios desta semana foram tecnicamente frustrantes. Existe, sim, um formato. Mas ele não pode se tornar um fator que "engesse" o programa. A sucessão de erros da TV Record nada mais foi do que uma reprise do que vimos nos últimos dois anos pela emissora da Anhanguera.
Vamos a eles:
1 - Rodrigo Faro é MUITO "tatibitati". Ele é um esboço de apresentador, embebido na falta de carisma Passa bem longe da "pimenta" que cria empatia entre os telespectadores americanos e Ryan Seacrest. Vive amarrado ao texto, não improvisa. Tudo em intensidade maior que a apresentada por Beto Marden e Lígia Mendes (esta última, até desenvolta), que pelo menos criavam empatia com o suposto público-alvo do programa. Algo emblemático da cópia tosca do 'hostess': a tradução ao pé da letra "O Brasil votou" (America voted) é um arremedo do arremedo. Triste.
2 - A edição da Record é primária. Não disfarça a fraqueza da produção. Editor é alguém que precisa ter a genialidade de quem sabe dar seu toque final. Não existe sensibilidade; só brutalidade que remete ao tipo de edição feito nos anos 50. Reprise do SBT mais uma vez.
3 - Cadê os milhões em investimento? O cenário foi reciclado de "O jogador". Até os banquinhos onde sentam os finalistas aprovados parecem ter sido levados da Anhanguera! Não há, pelo terceiro ano consecutivo, a possibilidade de o público brasileiro médio interagir. Ligações caras impossibilitam a interação, dona Record! E este era um dos problemas elementais do SBT. Você, leitor, tem dinheiro para votar várias vezes como eles pedem? Nem eu. Vou além. Resultados ao vivo pra que mesmo?? Suspense nem é bem vindo em um reality show...
4 - A iluminação estourada muito me incomoda. Não se vêem jatos de luz, mas, sim, um borrão branco na tela, que se soprepõe à imagem de quem realmente deveria brilhar: os cantores. Grotesco.
5 - Um questionamento para encerrar. Seria Ídolos um festival de descrença e a minha é das menores??? Ninguém no Brasil confia no formato??? Nem Record, nem SBT, nem a gravadora, nem a FremantleMedia...?
Enfim, 2 x 2 no embate da minha descrença versus Ídolos 2008. Eu ainda espero o desempate, na fase final. Quero dar meu braço a torcer mas aposto uma bala com cada leitor que as surpresas desagradáveis não vão parar por aí. Já estou até vendo um DJ cafona no cantinho da tela, meninas ensandecidas gritando na platéia (sem direito a áudio regulado), clipes da Seda (ou McDonalds ou Banco do Brasil) e um festival de merchandising do Portal Ídolos, MySpace, sob o risco de descambar para Camisaria Fascynius, TekPix e companhia bela...
Por enquanto, saudades do Ídolos do SBT. Pelo menos era uma cópia. E não a cópia da cópia, num oferecimento da Recópia.

quarta-feira, setembro 24, 2008

PRODUÇÃO PORCA DE ÍDOLOS NO WORKSHOP REFLETE PÉSSIMOS RESULTADOS NA AUDIÊNCIA

O "programa" que a Record apresentou ontem foi, no mínimo, um desrespeito ao telespectador. Penso se os produtores ficam satisfeitos assistindo aquilo na televisão. Vamos enumerar alguns erros:

1° Apresentador e o jurados sem naturalidade, com textos roteirizados e mal colocados;
2° Palco ruim. Uma cópia extremamente mal feita dos palcos do American Idol. A arena era pequena demais, não tinha um telão, não tinha a chamada "red room"(os candidatos ficaram numa espécie de "curralzinho" esperando a vez de cantar);
3° Péssima iluminação;
4° Jogo de câmera muito ruim. Pareciam amadores filmando um programa local de alguma cidade pequena;
5° Áudio de péssima qualidade. Mal se ouvia os jurados falando e os participantes cantando. A Record precisa urgentemente de um sonoplasta
6° A banda. Os fãs do programa sempre aguardaram o Ídolos com uma banda ao vivo. Mas com uma banda daquelas, é melhor cantar acapella. Os arranjos extremamente mal feitos. Pareciam músicas programadas de teclado. Onde estava a bateria? Os violinos? Backing Vocals? Os produtores da Record realmente assistiram algum episódio de um Idol de outro país para ver como realmente deve ser uma banda que auxilie o candidato a fazer uma apresentação impactante?
7° Como se não bastasse, esse programa cheio de erros ainda foi gravado.

Enfim, vamos falar dos candidatos agora, por que pelo menos alguns deles conseguiram a façanha de salvar a noite. Rafael Bernardo provou que é uma das melhores (ou a melhor) voz masculina da competição e se tem alguém que merece ir pro top 10, é ele. Geisi emocionou e cantou muito bem, ela tem um Q de Marina, de pop dos anos 80... Thais Barja foi abaixo do esperado, mas acima de muitos ali. Pecou na escolha da música, mas merece passar para o Top 10 por possuir, talvez, o melhor conjunto. Foi sofrível ver Calainho dizer que Maiquell era puro rock'n roll depois de vê-lo cantar NX Zero. De qualquer forma, o ruivo mostrou que tem potencial para avançar. Sarah Raquel e Ricardo Fé fizeram o dever de casa, apenas isso. Lorena mostou personalidade, mas o nervosismo atrapalhou na afinação. Allan ainda tem que estudar muito se quiser ser o que pretende. Não se cria um cantor lírico da noite pro dia. Pedrinho Black deve ser irmão perdido de Dani Black. Anima, levanta a galera, mas confunde cantar com gritar. Pra finalizar, o maior mico da noite: João Klaus. Realmente é um mistério um ser tão desafinado e sem presença de palco estar no Top 30. A performance dele só não foi pior que a performance da produção do programa.

É realmente uma pena ver que alguns candidatos tão bons estão sendo desperdiçados pela falta de competência da Rede Record. É quase impossível fazer uma apresentação emocionante e envolvente com uma banda daquelas e uma áudio daqueles. Parece que tudo fica meio "karaokê". A Record devia mandar um comunicado oficial se desculpando com os fãs da franquia, por que o que vimos ontem não foi nada mais que um programa amador. Podemos considerar 10 pontos (média de ibope que a record alcançou ontem) uma bom indíce, por que o workshop 1 do ídolos 2008 não merecia passar dos 3 pontos. Espero que a Record fique esperta e se toque que se não começar a mostrar o prometido show desde agora, a audiência só tende a cair.

Pra finalizar, se você foi uma das poucas pessoas que se animou a votar depois de ver preço das ligações (que estão extremamente caras e não fazem o telespectador querer torcer. Obs: um 0300 cairia muito bem) e ainda não decidiu quem te agradou mais, reveja os vídeos dos 10 participantes do grupo 1:







terça-feira, setembro 23, 2008

David Cook lança seu primeiro single

Depois de conseguir ótimas colocações na Billboard com o seu Winner's Single, The Time of My Life, David Cook lança hoje a música que deve ser o carro chefe de seu primeiro CD, que sai do forno dia 18 de novembro.

"Light On" mostra mais uma vez a competência de David Cook como artista. Os fãs que o roqueiro ganhou no Americal Idol com certeza não vão se decepcionar, pois o single segue exatamente o mesmo estilo que Cook mostrou na competição e que o fez sair de lá como vencedor.

Quem quiser conferir o mais novo trabalho desse talento, clique aqui e faça o download música. A equipe do blog só fica na expectativa para que as próximas fotos de divulgação do Cook deixem ele menos "George Michael" :)

domingo, setembro 21, 2008

Vote!

Vote no seu candidato preferido do Top 30, aqui na enquete do ÍdoloManíacos!

ÍDOLOS DEFINE SEUS 30 SEMIFINALISTAS E BATE RECORDE DE AUDIÊNCIA

O episódio dessa quarta-feira, dia 17 de setembro, mostrou a saga dos candidatos nas duas últimas etapas da fase do teatro. O programa começou mostrando o desempenho dos participantes nas performances em duplas. Destaque para Allan Lopes e Thaís Barja. O cantor lírico e a cantora alternativa esbanjaram simpátia em uma performance que emocionou Calainho. Salviano Pessoa e Ana Clícia se beijaram no final da apresentação, mas a ousadia não foi suficiente para mantê-los na competição. O Don Juan baiano terá que terminar de conquistar sua "terceira esposa" fora do programa Ídolos. Maíra Germanni estava com medo de ser julgada juntamente com Danilo Queixada e ser prejudicada, mas mesmo individualmente, a carioca se apresentou tão mal quanto o rapper, e ambos foram eliminados. O forçado "cover de Gianechinni", Leandro Crispi, também deu adeus a competição. Uma das eliminações mais emocionantes nessa etapa foi a da linda modelo Juliana Barbosa, que além de se apresentar rouca, não foi nem um pouco favorecida pela sua dupla, o cantor teen Rachid. O resultado de Bruna Caiala e Fabrício Vigueras foi sem dúvida o mais genial. A edição se superou e tornou o momento da eliminação de Fabrício incrível de se assistir.

Os 45 candidatos restantes seguiram para a fase do playback, onde cantaram sem a ajuda da banda, apenas com o instrumental da música ao fundo. Rafael Barreto mostrou que não é apenas um rosto bonitinho e uma história emocionante. O baiano conseguiu fazer uma ótima apresentação, que só teria ficado melhor se não fosse a dispensável apelação pedindo iluminação da mãe. Thaís Barja, que vinha perfeita na competição, infelizmente esqueceu a letra do samba de Maria Rita e acabou se prejudicando muito. Destaque para Lorena Chaves, Mariana Bravo, Rubens Daniel e principalmente para Cássia Raquel, que mostrou ser a candidata com mais preparo vocal entre os participantes. 

Para o anúncio do Top 30, os candidatos se dividiram em 9 grupos de 5 pessoas. Nessa etapa, ótimos candidatos como Jésus Henrique, Keyla Vilaça, Larissa Raci e Priscila Gouvêia, deram adeus a competição.

Os 30 escolhidos comemoraram e prometaram se preparar para arrebentar na fase do Workshop.

O 10° episódio de Ídolos atingiu média de 15 pontos na audiência, picos de 18 e 31% de share, o que garantiu 31 minutos de liderança a Rede Record.

A partir de semana que vem, os candidatos se apresentam em 3 grupos de 10 pessoas e lutam pelo voto do grande público. Confira abaixo o vídeo com os 30 semifinalistas da competição.