sexta-feira, maio 19, 2006

Ídolos: programa em alta e Ibope em baixa?

Ídolos: programa em alta e Ibope em baixa?

A cúpula responsável pela produção de Ídolos já previa uma queda de audiência a partir da segunda fase do programa, só que o grande medo é que essa queda fosse brusca. Todos os países em que o programa é feito, essa expectativa existe, já que muitos, infelizmente, estão mais interessados em rirem do que propriamente na música. Só que essa queda foi quase de 50%. Ídolos, que vinha marcando médias de 18, 19, com picos de 24 pontos, chegou a marcar no dia 17/05 (dia da apresentação do terceiro grupo do TOP 30) média de 10 pontos. Ao mesmo tempo, o programa cada dia mais cai na boca do povo. Você vê pessoas nas faculdades, escolas trabalho, até no calçadão (eu mesmo ouvi) comentando e até discutindo sobre o programa, sobre seu participante preferido, porque fulano foi injustiçado, beltrana foi favorecida, etc. Duvido que você, que agora está lendo esse texto, não se tenha pego ouvindo ou discutindo com alguém sobre Ídolos.Além do que, a comunidade do programa no orkut só faz crescer a cada dia. Em sua primeira temporada, já tem quase o triplo de pessoas que tem na comunidade do FAMA que teve quatro.Então, por que quanto mais popular Ídolos fica, mais decresce o Ibope?Primeiro, entendamos o que é o Ibope.O Ibope é o que mede a audiência dos programas, certo? Mas, vocês sabem como isso é feito?Esse índice SÓ é medido nas casas que tem o aparelho medidor, e o número de casas que tem esse medidor é algo ínfimo, cerca de 500 se não me engano. E tudo na grande São Paulo.Então, por que ligar para esse índice, já que ele diminui mas contrasta com o aumento de popularidade do programa?Será que em outros lugares, outros estados, Ídolos não é sucesso absoluto? Provavelmente sim.Se o SBT fizer uma boca de urna em outros estados, poderá ver que o sucesso é enorme e que essa será a primeira de várias (assim espero) temporadas de sucesso.Claro que a qualidade de edição, o corte de coisas extremamente desnecessárias e sem graça, chegando ao ponto do ridículo (preciso dizer o que é?), a diminuição da superficialidade dos apresentadores, a melhora da redação etc, só acrescenta, mas mesmo assim, com melhoras a serem feitas, o programa é um sucesso, e isso é fato.Agora é e esperar a próxima semana. Ansiosos? Eu estou.


Fonte: NOABI RODRIGUES

7 comentários:

Anônimo disse...

Não fiquei contente com meu texto mas fazr o q né? rs

Anônimo disse...

Noabi
esta bom o texto!!
já tinha escutado essas notícias
;P
mais esclareceu bastante!

Anônimo disse...

Noabi você está ansioso eu estou tremendo de medo!
Tenho medo que a ficha não caia e eles cotinuem a botar essa coisas toscas como "tidinha".

Anônimo disse...

Seu texto está realmente bom. Mas não surpreendente, pois já tinha percebido um alto grau de articulação pelos seus comentários na comunidade do orkut.

Gostei muito.

E eu NÃO sabia que eram meros 500 televisores.

Anônimo disse...

Se são só 500 como eles dizem q 1 ponto equivale a num sei quantos mil TVs?

Anônimo disse...

Sinceramente eu não gostei do texto.

O Ibope pode ter um número ínfimo de televisores apurados, mas é por amostragem... se ele fosse tão impreciso as empresas de publicidade e emissoras não iam levar ele em conta.

Pelo que senti no seu texto, você baseia sua crítica mais desqualificando o Ibope e exaltando o seu senso (subjetivo), do que em evidencias mais "científicas".

Acredito que ídolos tenha caído no Ibope pelos motivos que você colocou no último parágrafo...

Anônimo disse...

Eu me expressei mal
Sao 500 medidores q medem cerca de 4000 casas, o q ainda é algo ínfimo.